domingo, 18 de julho de 2010

19ª Mostra de Artesanato Gastronomia e Actividades Económicas do Concelho de Gavião

Está a decorrer este Fim de Semana no belo jardim do Cruzeiro em Gavião a 19ª Mostra de Artesanato Gastronomia e Actividades Económicas do Concelho de Gavião.


Este ano num formato mais reduzido, Sexta, Sábado e Domingo, devido também á crise económica, esta feira mostra o que de bom se faz no Concelho, em matéria de artesanato e gastronomia e actividades económicas, e não só no nosso Concelho já que também há expositores de Concelhos vizinhos.


Cada empresário expõe o seu produto na ânsia de poder ter alguma oportunidade de negocio,nos restaurantes do recinto apresenta-se o melhor da gastronomia que existe por cá como por exemplo, o bom achegã grelhado, o bom ensopado de enguias,a boa fataça, os excelentes assalhões, a saborosa miga de couve com feijão e muito mais, tudo isto acompanhado com o excelente vinho da Região.

Depois tem a parte musical para todos os gostos, música tradicional para os mais velhos e para os mais novos este ano também uma novidade a vinda de Djs para animar a noites.


Portanto está a Câmara Municipal de Gavião mais uma vez de parabéns por mais este evento, que é visitado todos os anos por milhares de pessoas, venha ao Gavião passar uma noite bem animada e cheia de sabores.

Dizer ainda que abriram a feira o Sr. Governador civil do Distrito de Portalegre e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gavião, ao som da Banda Juvenil do Município.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Passeio dos Séniores da Freguesia de comenda

Realizou-se na passada Terça Feira o tradicional Passeio dos Seniores da Freguesia de comenda,organizado pela Junta de Freguesia de Comenda em parceria com a Câmara Municipal de Gavião.


Costuma-se dizer que ano novo vida nova e este ano para ser diferente dos outros anos o passeio foi feito num dia de semana, e diga-se a verdade a experiência foi positiva já que num dia de semana está o comércio todo aberto e há menos confusão em praias e monumentos para visitar.


cerca de 100 pessoas em dois autocarros partiram pelas 7 horas da manhã junto á sede da junta de Freguesia em direcção ao Vale de Feiteira e Ferraria, fazendo depois um roteiro turístico passando por Palmela visitando o Castelo, Setúbal onde se almoçou o bom peixe fresco, depois visitando a linda vista do Cabo Espichel, e em seguida uma visita á bonita praia de Sesimbra, terminando este bonito passeio em beleza nos apetitosos Pastéis de Belém em Lisboa.



O Grupo de Seniores chegou a terras da Freguesia de comenda por volta das 22,20 Horas com satisfação espelhada no rosto de todos, por terem passado um dia excelente e em convívio entre todos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Zona Industrial de Comenda

Iniciou-se a semana passada as obras da nova zona industrial de Comenda, uma obra em que a Câmara de Gavião e a Junta de Freguesia de comenda depositam muita esperança em que se estabeleça algumas empresas para o desenvolvimento da nossa terra e da nossa região, não é fácil dada a conjuntura actual, mas a esperança é a ultima a morrer.

é mais uma obra lançada pela Câmara Municipal de Gavião e financiada com fundos da CEE, o prazo para o final das obras é Novembro, as máquinas já começaram o seu trabalho no derrube das ruínas da antiga IFAL e na remoção do entulho para reciclar.

Iremos dando noticias ao longo de todo o prazo da obra e até á sua conclusão.

domingo, 4 de julho de 2010

CINE-TEATRO DE NISA

O Cine-Teatro de Nisa é uma esplêndida sala polivalente (onde, refiro, as Cotovias da Comenda já apresentaram um espectáculo) que fica aqui mesmo à mão de semear; quer dizer a escassos 16 quilómetros de distância da nossa terra. A sala oferece lugares confortáveis a várias centenas de espectadores e, no domínio do espectáculo cinematográfico, faculta uma programação constituída por êxitos recentes.

Tenho lá ido com uma certa frequência e fico sempre constrangido pelo facto de ver este espaço cultural subaproveitado. Só uma única vez o vi totalmente lotado : aquando da exibição do filme português «Amália». É pena ! Sobretudo quando se sabe que os preços de entrada são baixíssimos : 3,50 Euros. Fazendo-se ainda descontos substanciais aos reformados e aos portadores do Cartão Jovem. Isto dito, venho, incitar as pessoas da freguesia da Comenda -sobretudo os amadores de bom cinema- a frequentar a única sala num raio de 35 km da nossa aldeia que programa regularmente filmes, com o aliciante de estes serem sempre interessantes e de produção recente. Os espectáculos começam sempre às 21 h 45. Mas pode chegar antes, para tomar no bar do Cine-Teatro um cafezinho ou uma bebida fresca. Mais uma observação para dizer que as pessoas que asseguram o funcionamento do cinema e do bar são de uma simpatia exemplar. De qualquer modo, deixaremos aqui, mensalmente (ou mais vezes, se isso se revelar necessário), a listas dos filmes a exibir -sempre aos sábados e domingos- no referido espaço.

As três primeiras películas programadas para este mês são as seguintes :

03 e 04 de Julho de 2010 - «ROBIN HOOD»


10 E 11 ‘’ ‘’ ‘’ - «PRÍNCIPE DA PÉRSIA – AS AREIAS DO TEMPO»


17 e 18 ‘’ ‘’ ‘’ - «NANNY McPHEE E O TOQUE DE MAGIA»


Manuel Monteiro silva