quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cartaz da Festa de Comenda 2010

Meus amigos o Verão tem sido bastante quente também por isso não tem havido nada para publicar aqui no blog daí esta longa ausência, aqui está o cartaz da Festa para irem já aguçando o apetite principalmente para os que nos visitam, cá estaremos para os receber de braços abertos todos os que vierem para se divertir, durante a festa publicamos aqui algumas fotos.

sábado, 21 de agosto de 2010

E quando a nossa Terra ficar deserta?

Um nosso conterrâneo cá da terra, o Ricardo Branco enviou-me um excelente trabalho feito por ele sobre a desertificação do interior, é esse trabalho que aqui se publica, os nossos agradecimentos ao Ricardo e que envie mais trabalhos sobre a nossa Terra é o que desejamos.

E quando a nossa Terra ficar deserta?
E se de repente a nossa Terra perder a sua Gente? Levantar esta questão hoje faz talvez pouco sentido para muitos de vós, mas se atendermos ao que tem sido o lento mas constante processo de desertificação do interior facilmente concluímos que não se trata de uma miragem mas tão somente de uma tendência com forte probabilidade de vir a acontecer dentro de três décadas. A Freguesia da Comenda no seu auge demográfico chegou a contar com 2263 residentes na década de 50, distribuídos por 11 povoados dispersos. Em 2001 este número tinha decaído para os 982 residentes concentrados apenas em 4 povoados: Comenda, Ferraria, Vale da Feiteira e Vale de Junco. Embora estes números por si só não tenham qualquer significado, se olharmos para a sua evolução entre 1950 e 2001 verificamos que o decaimento demográfico é absolutamente linear com um coeficiente de correlação de 0.99 e isto sim é surpreendente e simultaneamente preocupante.

Fazendo uma extrapolação desta tendência verificamos facilmente que a Freguesia da Comenda no seu conjunto perdeu em 40 anos mais de 1000 habitantes, pelo que a manter-se a mesma cadência no decaimento demográfico (cerca de 25 habitantes por ano), significa que, pelas minhas contas, por volta de 2040 não restará vivalma nesta Terra singular do Alto Alentejo. Passaremos à história como tantas outras aldeias fantasma que um dia teve a sua gente, os seus saberes e as suas tradições. Para os mais incrédulos deixo uma previsão que podem facilmente comprovar na próxima operação censitária a realizar já no próximo ano – em 2011 serão apenas 734 os habitantes na Freguesia da Comenda! Para os outros há que pôr mãos à obra criando mais oportunidades de desenvolvimento local, valorizando o património humano e cultural existente e acima de tudo incentivando o crescimento da natalidade.

Ricardo Branco, 01.09.2010