terça-feira, 28 de setembro de 2010

CINEMA-TEATRO DE NISA : A NOVA TEMPORADA CINEMATOGRÁFICA JÁ COMEÇOU

Depois de uma interrupção de mês e meio (para férias), o espectáculo cinematográfico está de volta à excelente sala da vizinha vila de Nisa. Nessas circunstâncias, convidamos, desde já, os comendenses de veia cinéfila (e os outros) a consultar o programa para as próximas semanas e a aproveitar -em função dos seus gostos- os filmes a exibir. Que são, como sempre, películas de realização recente e escolhidas de modo a satisfazerem um variado leque de espectadores. Bom cinema !


Sábado 25 e Domingo 26 de Setembro :

«DIA E NOITE»,
de James Mangold
com Tom Cruise e Cameron Diaz


//////////////////////////////

Sábado 2 e Domingo 3 de Outubro

OS MERCENÁRIOS»,
de Sylvester Stallone
com Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis


//////////////////////////////

Sábado 9 e Domingo 10 de Outubro

«SALT»
de Phillip Noyce
com Angelina Jolie e Liev Schreiber


/////////////////////////////

Sábado 16 e Domingo 17 de Outubro

«TOY STORY 3»
de Lee Unkrich
Filme de animação (a sessão de Domingo é às 16 h)


//////////////////////////////

Sábado 22 e Domingo 23 de Outubro

«O ÚLTIMO AIRBENDER»
de Night Shyamalan
com Cliff Curtis e Dev Patel


//////////////////////////////

Lembramos que as bilheteiras abrem por volta das 21 horas e que a projecção dos filmes começa às 21 h 45

Manuel Monteiro Silva

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

As Cotovias na Festa da Amieira do Tejo

No passado Domingo o Grupo Etnográfico as Cotovias deslocou-se á vizinha Amieira do Tejo para participar na sua festa anual a convite da respectiva comissão de Festas.


Foi com mais um espectáculo de alegria e cor que as nossas cotovias animaram as gentes de Amieira do tejo, dançando as suas marchas alegres e divertidas.


pelas 23 horas as cotovias fizeram a sua actuação sob fortes aplausos das pessoas que enchiam o recinto de festa no interior do imponente e secular Castelo da Amieira do tejo.

Mais uma vez as nossas Cotovias levaram para lá do nosso Concelho o nome da nossa terra com a sua alegria e voluntariado.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Festa em Honra da Nossa senhora das Necessidades Comenda 2010 Segunda Feira dia 6

O ultimo dia de Festa amanheceu com algumas nuvens mas com uma temperatura boa, este é o dia caseiro, praticamente a festa é só para os residentes já que o pessoal de fora já cá não está se bem que alguns, poucos, tiram férias nesta altura do ano e ainda por cá ficam uns dias.


Depois de recuperarem das noites anteriores um grupo de malta solteiros e casados juntaram-se pelas 18 horas e fizeram o tradicional solteiros -casados um convívio sempre bem disputado já que ninguém gosta de perder, claro que os solteiros teem mais elasticidade e ainda não lhes pesa os anos por isso normalmente ganham sempre, o resultado é o que menos interessa porque o que prevalece é o espírito de festa.




á noite realizou-se o arraial de fim de festa ao som de mais um organista que veio abrilhantar o bailarico,a chuva fez a sua aparição neste ultimo dia, não foi grande chuva mas foi o bastante para mandar a maior parte do pessoal que estava sentado nas mesas para casa.




Terminou assim mais uma festa da Comenda, sem incidentes a registar, os festeiros estão de parabéns pelo trabalho realizado porque isto das festas é bom e bonito mas é para quem se diverte porque quem tem de organizar todo este evento é trabalhoso e saturante, por isso temos de dar os parabéns á malta da ADIC pela excelente festa que realizaram, para o ano há mais se Deus quiser.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Festa em Honra da Nossa senhora das Necessidades Comenda 2010 Domingo dia 5

O domingo amanheceu com algum vento mas com bastante calor, logo pela manhã cedo andaram pelas ruas da Comenda e Vale Feiteira os festeiros a fazer o peditório para ajuda da festa, claro que a maior parte do pessoal estava a dormir mas com a persistência da rapaziada a tocar as campainhas, e com o barulho da música a das buzinas lá se conseguiu algumas coroas.
pelas 10/11 horas começou o vai e vem do pessoal na ida á feira anual,a feira neste domingo estava muito bem composta de feirantes, como tinha anteriormente dito, no Domingo a feira tem outro significado derivado á procissão, com a afluência de muito mais pessoas.




e foi precisamente á hora habitual que começou a tradicional procissão em honra da Nossa Senhora das Necessidades, centenas de pessoas de várias zonas do País vieram cumprir a sua fé e venerar a Nossa Senhora das Necessidades, todos os anos neste dia este acto religioso é falado em muitas zonas do País e traz á nossa Terra inúmeros visitantes, é sempre com alguma emoção que vemos as pessoas a cumprirem as suas promessas de fé andando na procissão descalças ou colocando as notas no manto da Nossa senhora, ao som da já habitual Banda do Crato, a procissão deu a volta ao circuito da feira entrando de novo na igreja do vale do Grou.






De novo pelas 18 horas houve mais uma Garraiada á vara larga com mais umas cenas hilariantes para o pessoal se divertir.


Chega de novo a noite com mais um arraial, claro que no domingo já há menos gente devido a muitos dos familiares e visitantes terem de partir já neste domingo para as suas casas porque muitos já têem de ir trabalhar na Segunda Feira, mas o recinto até estava bem composto e o bailarico animado ao som de um divertido organista que abrilhantou a noite até de madrugada.


A quermesse mais uma vez funcionou com as jovens a tentar vender o resto das rifas, em resumo foi mais um dia de festa com muita emoção e divertimento e sem incidentes que é o que mais interessa, amanhã há mais.

domingo, 5 de setembro de 2010

Festa em Honra da Nossa Senhora das Necessidades Comenda 2010 Sábado dia 04

O dia de sábado da festa amanheceu quente de novo,logo pela manhã é tradição ir á feira franca anual que se realiza junto á capela do Vale do Grou, a feira no Sábado cada vez é mais pequena já que as pessoas e os feirantes cada vez mais guardam a vinda para Domingo que é o dia da Procissão e vem sempre mais gente, por isso estava fraca a feira no Sábado.



Depois á tardinha pelas 6 horas realizou-se a já tradicional Garraiada Alentejana para o pessoal se divertir umas horas com as peripécias dos mais afoitos a correrem á frente das vacas e a proporcionarem algumas cenas hilariantes, se bem que para as vacas mais avantajadas já há poucos aficionados que vão lá para dentro, mas tudo correu sem incidentes.




Depois da garraiada segue-se a corrida aos saborosos frangos de churrasco para o jantar, assados no recinto da festa pelos mestres do oficio vindos de Margem.
Á noite o recinto encheu-se com umas boas centenas de pessoas que vieram se divertir, começando por ouvir umas canções agradáveis do artista Tó Neves, depois segui-se o bailarico ao som do grupo Geração XXI até de madrugada.




A quermesse mais uma vez com as bonitas jovens cá da terra, abriu para dar os seus brindes a quem comprasse rifas,foi mais um dia de festa sem incidentes e com muita alegria, amanhã há mais.


sábado, 4 de setembro de 2010

Festa em Honra da Nossa senhora das Necessidades Comenda 2010 Sexta Feira dia 3

Ora cá estamos para mais uma festa da Comenda,com a vinda dos familiares que cá residem e dos forasteiros que nos visitam , este fim de semana há sempre um grande movimento na nossa Terra, o tempo está também a favor já que o calor continua com temperaturas altas.


O primeiro dia de festa correu bem, estava uma noite agradável para dar uns pésinhos de dança ao som da boa música até de madrugada , o recinto estava bem composto com algumas centenas de pessoas a conviverem e a refrescarem-se com a boa Imperial.


A Quermesse com as jovens raparigas da Terra a incentivar o pessoal para tirar mais uma rifa com garantia sempre de um prémio,venham á Comenda este fim de semana serão sempre bem vindos quem vier por bem.