terça-feira, 5 de maio de 2009

Mercado Público da Comenda






Na continuação dos textos sobre os equipamentos existentes na Comenda vamos hoje falar sobre o mercado público.
Hoje em dia é indispensável em qualquer sede de Concelho ou sede de Freguesia um mercado público, para que os produtores e vendedores possam apresentar os seus produtos aos consumidores em condições de higiene aceitáveis, e ao mesmo tempo o consumidor ter á sua disposição uma maior variedade de produtos á sua escolha, o que não acontecia antigamente, já que os produtos eram expostos em barracas espalhadas pelas ruas sem o mínimo de condições de higiene.
O Mercado Público da Comenda teve pernas para andar a partir do momento em que foi adquirido o terreno para a sua construção pela Junta de Freguesia de Comenda presidida pelo Sr. Manuel Medeiros Morais Silva no mandato de 1998-2001, terreno esse que custou 3.500 contos moeda da altura.
Eleito em 2001 para novo mandato, (2001-2005), pelo partido Socialista, Manuel Morais, apresenta a proposta de construção do mercado, á Câmara Municipal de Gavião presidida pelo actual Presidente Prof. Jorge Martins, que acolhe com agrado a proposta e manda fazer o projecto.
Sabe-se que estas coisas de projectos demoram sempre o seu tempo, finalmente o projecto é aprovado, a obra é adjudicada e a construção do mercado iniciasse em 2004, já quase em fim de mandato do mentor da ideia Manuel Morais, a obra é iniciada pela Câmara Municipal de Gavião, tem a duração de cerca de dois anos, e é inaugurada em 1 de Novembro de 2006, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gavião o Prof. Jorge Martins .
Na altura da inauguração é proposto pela Câmara um protocolo á actual Junta de Freguesia de Comenda eleita em 2005 pela CDU, para tomar conta do Mercado Público em regime de Gestão e manutenção, disponibilizando a Câmara Municipal o seu funcionário, a trabalhar no Parque de Merendas da Ribeira da Venda para efectuar a limpeza e vigilância do referido equipamento nos dias de Mercado.
A actual Junta de Freguesia recusou este protocolo, entregando mais uma vez a gestão de um equipamento importante existente na Freguesia da Comenda á Câmara Municipal de Gavião.
O mercado tem 2 lojas uma de roupa desportiva e outra de costura, tem um talho com um produtor de carne de porco biológica residente na Freguesia, e uma pastelaria, noutra secção tem duas bancadas para peixe e mais duas para fruta e legumes, tem uma bancada para queijos, tem também casas de banho para homens e mulheres e para deficientes, o dias de funcionamento são ás terças feiras, sextas feiras e sábados de manhã, onde vêem dois vendedores de Fruta e Legumes e dois vendedores de peixe expor os seus produtos, para abastecer a população da Freguesia de Comenda e não só, já que vêem muitas pessoas de freguesias limítrofes também abastecer-se neste mercado.
A freguesia de Comenda ganhou assim mais um equipamento da maior importância para o seu desenvolvimento, graças á persistência do antigo presidente da Junta de Freguesia Manuel Morais, e também ao Professor Jorge Martins Presidente da Câmara Municipal do Município de Gavião.
Aos seus autores o nosso Bem-Haja.

Um comentário:

  1. Não exprimindo a realidade da oitava maravilha do mundo, o " Mercado Público da Comenda " esse Legado Municipal, não deixa de ser a primeira em vosso povo e nessa aldeia.

    Os seus criadores, aqueles que conceberam e a criaram, a poetizaram na sua imaginação, essas pessoas, as felicitações merecem e os parabéns lhe sejam concedidos e oferecidos, que, o gabinete de arquitectura, a entidade que a gerou no papel e projecto, a nota máxima tem que transportar e também levar.

    É algo leve e que não é pesado.

    É uma obra, uma forma de arte e expressão tão perfeita e bela, as linhas suas e formas harmoniosas, a maneira como se jogou com o espaço e as dimensões utilizadas, a boa fama soa e os elogos e honras lhe fizeram no jornal " Correio da Manhã ", num dos seus suplementos e cadernos.

    A vida comunitária, essa vida comunitária e social, a população dessa terra, da " Fonte Nova " para o referido mercado e praça se mudou e se fixou.

    Ao entrar, ao circular no referido espaço, na atmosfera reinante e criação arquitectónica, um cheirinho e aroma a sabor medieval se sente.

    E é tão novinha, a obra, tão novinha e muito bela, a menina, a menina uma ferida apresenta... das árvores que se plantou, três só estão de pé, as outras morreram.

    Que não exprimindo a realidade da oitava maravilha do mundo, o " Mercado Público da Comenda ", não deixa de ser a primeira em vosso povo e nessa aldeia.

    O´Luis

    ResponderExcluir