segunda-feira, 18 de maio de 2009

ALGUÉM SE LEMBRA DO DR. ANTÓNIO FERRO ?

Aqui há dias, folheando um álbum onde conservo recortes de imprensa relativos à Comenda e aos comendenses, deparei-me com um texto publicado no bi-semanal «Fonte Nova», de Portalegre, alusivo ao Dr. António Ferro : um advogado, jornalista, orador e ilustre militante da causa republicana.

Com a devida vénia ao estimado órgão de informação regionalista acima citado, aqui deixamos a breve biografia do Dr. Ferro (traçada pelo «Fonte Nova», em 24/06/1999), na esperança de que algum leitor deste blogue possa acrescentar algo mais no referente às suas raízes comendenses.

«António Fernandes da Costa Ferro nasceu a 8 de Dezembro de 1899 na freguesia de Nossa Senhora da Graça da Comenda, filho de João Ferro Fernandes e de Rosa Feliciano Costa. Foi casado com D. Teresa Bugalho Pimenta, de quem teve dois filhos : Maria Carolina e Henrique.

A sua formatura em Direito foi um pouco tardia, estabelecendo-se em Portalegre com escritório de advogado, onde com o seu saber e inteligência a todos acudia. Com uma oratória fora do vulgar, defendia o seu constituinte com ardor e critério jurídico.

Como político muito despendeu, sofrendo revezes e passando horas amargas, mas nunca escondendo a sua fé republicana.

Brilhou como jornalista, colaborando com a sua prosa persuasiva e convincente no jornal ‘A Rabeca’ e no republicano democrático ‘A Plebe’, ambos de Portalegre.

No trato era um verdadeiro cidadão, para quem tanto valiam os endinheirados, como os mais pobres. Era modesto e sóbrio no viver e no vestir, sem pompas nem regalos.

Faleceu nos finais de 1964, após prolongada e dolorosa doença, perdendo Portalegre um dos maiores expoentes daquele tempo.

A Câmara Municipal de Portalegre quis homenagear o homem, o jurista e o político, deliberando, em sua reunião de 29 de Janeiro de 1980, atribuir o seu nome a uma das ruas da cidade».

Como acima deixámos entender, contamos com a memória e o saber dos nossos conterrâneos, leitores deste blogue, para aprendermos alguma coisa mais sobre esta personagem apontada como comendense de nascimento. Para que o Dr. António Ferro deixe de ser, para nós, um ilustre desconhecido.


Manuel Monteiro da Silva

Um comentário:

  1. Curiosamente encontrei referência a um dr. António Ferro, advogado, com alguma ligação a Rolão Preto, num artigo saído em 1936 no Diabo e que está aqui: http://www.olhao.web.pt/personalidades/TextosFFL/Boris_Skossyreff.htm
    Basta pesquizarem no texto a palavra "Ferro" para encontrarem as alusões.

    ResponderExcluir