sexta-feira, 7 de agosto de 2009

António Martinho 1923-2009

Meus amigos devido á falta de tempo do seu autor, e também á falta de material para publicar, o blog tem estado parado.
Voltamos hoje com algumas notícias do fim de semana passado, e começamos logo com uma notícia muito triste, a morte de um grande Comendense, que deu muito de si a esta terra, com a sua sabedoria, falamos de António Martinho.
O blog Castelo Cernado manifesta os seus pesamos á família do Sr. António e presta-lhe a sua homenagem publicando um texto da autoria do nosso amigo Manuel Monteiro Silva, pessoa com o qual o Sr. António Martinho tinha conversado várias vezes acerca de histórias antigas sobre a Comenda, o texto é o seguinte:



ARDEU UMA BIBLIOTECA NA COMENDA !!!

Ontem, dia 4 de Agosto de 2009, faleceu -com 86 anos de idade- o nosso conterrâneo e amigo António Martinho. Que foi, como provavelmente todos se lembrarão, o autor daquele bonito texto que reproduzimos neste blogue, aqui há umas semanas atrás, com o título «E a Ponte Não Caiu...». O Sr. António Martinho era uma pessoa muito educada e com um grau de cultura que se sobrepunha à da maioria das pessoas com quem conversávamos habitualmente. Cultura adquirida, adivinhamos nós, graças a uma vivência nos muitos lugares aonde o levaram os seus afazeres profissionais e também nos muitos livros que ele leu e/ou consultou. O Sr. Martinho, era um autodidacta com o qual sentíamos um grande e real prazer em dialogar. Estou-me a lembrar de uma conversa recente, durante a qual ele me explicou o sentido da palavra ‘saloio’, que nada tem de pejorativo, já que deriva de ‘salaun’ (ou algo parecido), que significa camponês em língua árabe. Recordo-me também das notícias que ele me deu, no decurso de outras interessantíssimas conversas, sobre a existência de uma comunidade (islâmica ?) que terá existido no Sourinho, ali perto do caminho que, da Comenda, conduz à estação da Cunheira. Enfim, nas conversas com ele aprendia-se sempre qualquer coisa. Daí o trauma que nos causa o seu desaparecimento. Que, visto o seu estado de saúde, todos esperavam incluindo o próprio, que era também uma pessoa lúcida. Diz-se na África subsariana (onde o legado oral sempre se sobrepôs, por óbvias razões, ao legado escrito), que «quando morre um velho é como se ardesse uma biblioteca». Ressentindo os mais novos o passamento de um ancião como uma perda irreparável. Pensamos que, aqui na Comenda, o falecimento deste nosso conterrâneo se assemelha a algo de muito parecido. Por isso lamentamos não mais poder contar com o saber acumulado, ao longo de oito décadas de vida, pelo nosso amigo Sr. António Martinho. Uma pessoa sábia, que agora nos deixou menos conhecedores e, por consequência, mais pobres. Esta evocação do blogue «Castelo Cernado» é uma forma singela de o homenagear e de lhe agradecer por ter vivido entre nós.


(M. M. S.)

Um comentário:

  1. " ARDEU uma BIBLIOTECA NA COMENDA!!! "........Mas qual quê?
    MInha opinião, na minha opinião e entendimento meu, continuam, que continuam a ARDER BIbliotecas NA COMENDA!!!

    Ao fim de tantos anos, não concordo, não posso concordar, eu queria, que queria mas não posso, queria concordar com a ETNOGRAFIA PORTUGUESA, de José Leite de Vasconcelos, mas sou mesmo obrigado a concordar, vossa terra " Castelo Cornado - é povoação moderna ".....O que não corresponde a uma verdade histórica.
    Que se não fizer nada no registo do seu património, sucede apenas o que se citou...

    Primeiro, que primeiro foi o meu parente e amigo " amigo João Estrela ", que partiu, que também partiu neste ano.
    Sua memória, em seu cérebro, algures, na SUA GRAÇA, ele sabia a data, o ano, o dia, ele sabia estes números de quando as pessoas da vossa aldeia casavam, nasciam e morriam (baptizado não posso precisar).
    Foi um caso único, na minha opinião. foi um caso único para não dizer no Mundo...

    Meu parente e amigo MARTINO...É com tristeza que sinto a sua falta, que sinto a sua falta e a sua partida. EU não sabia do sucedido e do acontecimento...
    Não vou entrar se a ponte da Vila do Sourinha é " Mourisca " ou Romana. Já o fiz nestas páginas a dar quase o meu braço a torcer... Alguns debates sobre vossa terra nós tivemos, que o que fica, em mim fica o convite que se eu estivesse interessado em algum assunto, a sua porta estava aberta para mim...
    Que também recordo, ele um dia me citou um infindável número de jogos tradicionais, numa conversa informal, no Largo Alves da Costa, me disse na altura, " olha Luis, quando eu morrer mais alguns da minha idade e já somos poucos, os que ainda vamos tendo algum juízo, a Comenda é uma terra oca e sem passado ".

    O`LUIS

    ResponderExcluir