quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Festas em Honra de Nossa Senhora das Necessidades Comenda -2009 - Balanço

Bem o balanço é positivo já que foi uma festa bem organizada, e com o tempo também a ajudar, com a temperatura sempre a subir ao longo dos dias da festa.
Sexta-Feira o primeiro dia da festa é sempre um dia fraco, mas este ano até havia muita gente no bailarico,foi o dia em que a temperatura esteve mais fresca ao longo da noite,houve tambem a abertura da quermesse.
O dia de Sábado começou com a tradicional feira anual, estava fraquinha com poucas barracas,seguiu-se á tarde a tourada com bastante público a assistir, apesar de estar um calor abrasador,á noite o ponto mais alto da festa foi a actuação das Cotovias, sem exagerar estiveram cerca de duas mil pessoas a assistir ao espectáculo, que foi muito bem conseguido pelas nossas Cotovias,seguiu-se o bailarico até cerca das 3 da manhã.
O Domingo começou de novo com a feira anual, mas agora já com muito mais barracas, e também muita gente a passear,ao mesmo tempo alguns festeiros faziam o peditório pelas ruas da Comenda a pedir o apoio da população, depois de almoço realizou-se a tradicional procissão em honra de Nossa Senhora das Necessidades, debaixo de um calor tremendo centenas de pessoas, muitas delas forasteiras praticaram a sua fé, acompanhando a imagem da Nossa Senhora, dando a volta habitual no Vale do Grou junto á sua igreja.
mais tarde realizou-se mais uma tourada mas desta vez com menos gente que no sábado, mas de qualquer maneira correu tudo bem, já que ninguém se aleijou.
Á noite o bailarico esteve bem animado até cerca das 3 da matina.
Na Segunda-Feira o ultimo dia de festa esteve igualmente bastante calor o que levou a que o tradicional jogo solteiros - casados, só se realizá -se quase á noite, com a temperatura mais baixa, ganharam os solteiros claro já que os casados já lhes pesam as pernas, os numeros pouco importam o que interessa é o convivio.
a ultima noite de bailarico praticamente para o pessoal residente já que os visitantes normalmente abala tudo no Domingo, foi um bailarico bem animado até cerca das 2 da manhã.
E assim terminou mais uma festa com boa animação e boa disposição, e sem incidentes de maior,parabens á ADIC e seus corpos gerentes e todos aqueles que apoiaram, para o ano haverá mais se Deus quiser.

4 comentários:

  1. ...parece que fica lá no " Bairro Novo ", no Bairro Novo, no Bairro Novo no Vale do Grou, parece que fica quando acaba, um sentimento de saudade, saudade sabe sempre a pouco, que os dias, os dias esses em Setembro, que quando acaba, esse estado de alma que se vive, que quando acaba, meu lamento é dizer sempre até pró ano...

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  2. ...que três dias a durabilidade a dia ela tinha, a cinco dias ela passou, alguns anos por lá andou, ao quatro, ao quatro regressou, assim ficou, no meio me parece está a virtude, parece ela que gostou...

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  3. ...que pedalada vossa romaria e festa tinha, o profano e o religioso tão emanorados lá no Vale do Grou, muito trânsito a dita tinha, a feira do gado a aumentou, estangeiros a ela vinha que cidade parecia, era a rua dos sapeiteiros, a do ourives, e outras com outros nomes, a menina bela e formosa na altura não havia igual, tinha um sabor especial, como que a saber a única, um desejo tão grande se sentia, e o aguadeiro, era o que melhor negócio que lá se fazia..

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  4. ... Grou...julgava ele que era, era ave pernalta, era ave de arribação...pode não ser, a pesquisa estas coisas tem...

    ...procissão... procissão a feira ainda segura, a perdura ainda a vida de vosso povo, no antigo, no antigamente, o trajecto, a devoção, a devoção do alto descia, a horta do monte circulava, subia, por fim, ao princípio chegava, seu amigo António Balbino, que seu amigo, a bonita idade de 90 anos, assim lho dizia, assim lho passava...

    O´LUIS

    ResponderExcluir