domingo, 19 de julho de 2009

XVIII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Actividades Económicas de Gavião












Foi inaugurada esta Quinta Feira pelo Ex.mo Governador Civil do Distrito de Portalegre e pelo Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gavião a 18ª Feira de artesanato e gastronomia de Gavião.
Como já vem sendo hábito nesta altura do ano, realiza-se este grande evento muito importante para o Concelho de Gavião,e para a nossa região já que é aqui que se mostra a todos os que nos visitam, aquilo que de bom se produz nesta região a nível de artesanato,gastronomia e actividades económicas das mais diversas áreas.
Ao longo de 4 dias, milhares de visitantes de todo o país vêem provar a nossa belíssima gastronomia,receitas ancestrais que vêem dos nossos avós como, as migas de Couve com feijão, os assalhões de porco, a miga de batata com entrecosto, a açorda de ovas com peixe do rio, etc.
No artesanato os trabalhos em cortiça,e em madeira,em barro, assim como os bordados, são algumas das actividades que ainda se praticam no nosso concelho.
A nível económico, a produção de vinho de qualidade, o mel, a carne de porco biológica, os bolos caseiros, são algumas das nossas especialidades, para oferecer aos turistas que visitam a feira e a nossa região.
a nível de espectáculos este ano é bem rica a diversidade de sons para oferecer a todos os visitantes, com alguns dos melhores artistas portugueses, que estão agora na berra, tais como, Deolinda, Lucky Duckies, Jorge Palma e Blasted Mechanism, tudo isto com entradas livres.
De salientar ainda a participação de 2 associações da freguesia de Comenda, uma o ADIC com uma tenda para venda de cerveja, e outra o Clube Coolmenda com um pequeno stand de apresentação.
Resta dar os parabéns á Câmara Municipal de Gavião por mais um grande evento realizado no nosso Concelho, o qual irá sempre contribuir para o nosso desenvolvimento.

7 comentários:

  1. Queria aqui deixar os meus parabéns (como Presidente da Assembleia Geral e Representante de Todos os Sócios), ao Presidente da A.D.I.C. e ao Tesoureiro (na foto) pela disponibilidade sempre demonstrada em prol da Associação, é com estas iniciativas que nos damos a conhecer melhor, visto que somos a Associação Desportiva com mais Sócios do Concelho.
    Uma palavra também para o Team Coolmenda, que está a dar os primeiros passos, continuem assim, pois com o tempo e esperiência, cada prova será sempre melhor.

    Lúcio Rente

    ResponderExcluir
  2. Sem qualquer duvida, existem os presentes e os que estão sempre presentes assumindo o que se espera dos dirigentes do Associativismo, dar o corpo ao manifesto.
    Acho que estamos todos de parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Foi dado um grande passo, não se pode dizer que foi de gigante, mas que foi dado um grande passo com anúncios televisivos ... isso foi ...

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  4. Mas é mesmo assim, que o caminho é esse a seguir, se pode não concordar, a fórmula não deixa de ser essa, é a única maneira de poderes vir a crescer e a te desenvolver...

    Faz sentido... Faz mesmo muito sentido, mais ou menos " Gavião, um concelho que lhe damos ", ou, parece que um outro parecido " Gavião, um Alentejo diferente ", é, não deixa de ser algo que começa a ter visibilidade e MARCA se começou a construir.

    Sejamos realistas, que não é de agora, que parece que é de agora mas não é de agora, uns bona anos passados, uma rádio local, de Portalgre, não sei quantos minutos, fazendo publicidade a vossa " Mostra de Artesanato, Gastronomia e actividades Económicas de Gavião " parece, eu senti, que ouvindo a dita rádio local, o concelho de Gavião era um local de estrelas na terra, que foi das coisas mais lindas que ouvi até agora...

    Não sei se a iniciativa no outro ano continuou.

    Repito, que foi dado um grande passo, não se pode dizer que foi de gigante, mas que foi dado um grande passo com anúncios televisivos... isso foi...

    É sempre muito dífícil escrever, é um não querer ultrapassar as regras de etiqueta de quando alguém está bem e muito feliz, de parabéns, mas, que estas dúvidas minhas e cerebrais, não sei, " ser ou não ser eis a questão", não sei, que se calhar até sei, oito segundos ou menos, em televisão, a imagem não é retida no cérebro, que a verba envolvida se, não digo na totalidade, apenas uma parte, se fosse jogada em jornais ou revistas, o público que se pretende atingir, a minha opinião, tem muito impacto e visibilidade e a imagem fica mais retida algures no subconsciente...

    Mas é mesmo assim, que é mesmo assim, o caminho é esse a seguir, é a única forma e maneira de esse espaço se desenvolver, essas cinco freguesias, que espero que o acto iniciado nessa " Mostra (...) " ele se venha a consumar e a renovar durante o ano e não só nessa altura.

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  5. Mas que não deixa de ser algo que se vai renovando todos os anos, que este ano, neste ano, na sua entrada, sua porta aberta para o seu seio, me parece, me parece que era um elemento em cortiça, que era um Tarro, um tarro em tamanho gigante...

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  6. Não acredita, é uma linha imaginária que falta traçar, é o dividir o rectângulo em duas partes, que não acredita que as coisas possam continuar assim e na mesma, que olhando, por exemplo, por exemplo olhando os três que forma o vosso querido ALENTEJO, que pesquisai, pesquisai meus caros e minhas caras, a regionalização, qualquer coisa parecida vai ter que avançar, as coisas como estão, elas não podem permanecer assim por muito mais tempo, não faz sentido, é o custo da interioridade, algo vai ter que se pagar no futuro, que interioridade é um estado do interior, que se vê e ouve ao longe, ATALAIA, a mais pequenina das cinco, não deixa de ser um concelho com cinco e trinta e três lugarejos, que a da ATALAIA, resistindo no tempo, resistindo no tempo a tudo e a todos, a uma sociedade e a um mundo globalizante, veloz, veloz e tão rápido, que todos os anos, na divulgação dos seus festejos e festas anuais, os cartazes, continua, continua a ser todos os anos, todos os anos é uma fonte de criatividade, inovação e originalidade, é como continuar a dar cartas, que as outras, os restantes lugares e lugarejos, que a promoção de uma terra, passa, pode passar pela divulgação dos seus festejos e festas anuais, que sem grandes coisas é possível criar um valor acrescentado e uma mais-valia, que eu, eu muito admirado, eu ainda nao consegui entender, que todos esses povoados e povoações, ainda, ainda não lhe tivessem copiado ao fim destes anos todos o conceito de coisas tão simples, tão simples mas que chama muito a atenção...

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  7. Se, se em 30-9-2008, que alguém escrevia, se escrevia, " em causa pode estar a existência de toda uma terra e um espaço geográfico ", essa, a dos anúncios televisivos, pode ser terras da Comenda, seja imensidão mais vasta, seja terras de Gavião, do concelho de Gavião, é por aí, é pelo markting, é pelo martkting e publicidade a um concelho, é por aí, é por aí que se pode inverter a interioridade, esta coisa de estar longe do litoral, também é por aí que se pode combater a desertificação e renovar o meio humano e ambiente dessas paragens e clima vosso...

    Que alguém também escrevia, que alguém também dizia em 20-10-2008, " são 17 casas que estão com uma tabuleta VENDE-SE ", e agora, e agora aumentou em Castelo Cernado, o imobiliário e o arrendamento, que agora também lhe parece que está ficando tudo louco.

    A iniciativa tomada, a dos anúncios telivisivos, que a iniciativa não é pioneira, que não foi a primeira em concelhos com o mesmo problema, que não sendo a primeira, não quer dizer que outras formas não sejam as mais indicadas, que não sendo a primeira, ela me parece que está no plotão da frente e entre os primeiros...

    Agora, que já agora, não sei, me parece, uma coisa estranha me diz, o futebol, que o clube de Gavião, parece que subiu à terceira divisão, porque não, na camisola do dito, na camisolas dos jogadores, na camisola, " Gaviâo " ou " Município de Gavião ".

    O´LUIS

    ResponderExcluir