segunda-feira, 13 de abril de 2009

Estrela da Planicie





Realizou-se no Sábado no Centro Paroquial e Comunitário da Comenda, um dos eventos culturais mais importantes que se realizaram até agora na Comenda, mais propriamente o relançamento do livro "Estrela da Planície " da autoria do padre Horácio Nogueira, pároco que esteve na Comenda cerca de 2 anos em 1959,e onde viria a escrever dois livros´, "Há vida na charneca" e este agora reeditado "Estrela da Planície".
Ao longo dos poucos anos que esteve na Comenda o padre Horácio ajudou a fundar um grupo coral só de raparigas daquele tempo com o nome de "Cotovias da Comenda" para cantarem cantigas daquela época, este mesmo grupo agora já com idade sénior, e refundado de novo (mais tarde irei falar delas)prestaram-lhe uma homenagem cantando algumas cantigas e poemas de outrora, finalizando com duas marchas muito bonitas.
Estiveram presentes as entidades oficiais, Presidente da Câmara Municipal de Gavião, Governador Civil, Bispo da Diocese de Portalegre e o pároco da Comenda, o evento teve uma boa participação do público já que o Centro Comunitário estava cheio.
Termino com uma mensagem poética enviada pelo sempre carismático nosso amigo O Luís Vieira.




"Não deixa de ser o evento cultural que se realizou este fim de semana na freguesia da Comenda mais propriamente o lançamento, ou melhor o relançamento de um livro com o título Estrela da Planície,o reencontro de um bom filho que em sua casa retornou.

Que em terra vossa e aldeia, no vosso coração, só pode haver, o orgulho e o entusiasmo, em alguém, que tanto vos valorizou e amou tanto.
É a "comunhão" unida, de "Há Vida na Charneca" e "Estrela da Planície", no cimo de um planalto ides sentir e só vos pode dar satisfação.
Que consigas compreender o significado simbólico desta festa, em vosso coração, alma e gente.
Que para lá, que para lá do sentimento da saudade reinante, esse povo. vosso povo, começou a valorizar o seu património"

O luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário