sexta-feira, 10 de abril de 2009

Quadras de Antigamente

Hoje vamos postar umas quadras sobre a Comenda enviadas pelo nosso colaborador Manuel Monteiro Silva, parece que já têem alguns anos e não se sabe quem foi o autor,mas são muito interessantes ora vejam e comentem:




10 QUADRAS PARA A MINHA TERRA


Minha terra é pequenina
Cabe na palma da mão
Mas fica bem nesta rima
E cala no coração

Comenda de sua graça
No Alentejo tem assento
Por mais esforços que faça
Não me sai do pensamento


Moira Comenda trabalha
A cidade brinca e goza
Nossa Senhora nos valha
E tire os espinhos à rosa

Ó tardes calmas de estio
Ó manhãs de caramelo
Ó noites quentes de cio
Viva tudo quanto é belo

Fontes frescas e riachos
Rolas brancas a adejar
Foices, machados e sachos
Searas, cantos no ar

Ruas belas, ruas tortas
Poeirentas, sem calçada
Água correndo nas hortas
Uvas pretas na latada

Sobreiros da minha terra
Estátuas da natureza
Nas longas tardes de berra
Sois nossa Melhor defesa

Igreja do Vale do Grou
Abandonada que estás
De cada vez que lá vou
Esqueço minhas horas más

Estrada do Gavião
Caminho para Tolosa
Da Comenda não saio, não
Minha terra é uma rosa

Comenda da minha vida
Comenda da minha sorte
Comenda da minha lida
Comenda guarda-me a morte


(Autor anónimo do século XX)

Nenhum comentário:

Postar um comentário