quarta-feira, 22 de abril de 2009

Parque de Merendas da Ribeira da Venda

Hoje vamos iniciar um novo tema de artigos sobre a nossa terra, vamos falar dos equipamentos existentes na nossa freguesia, equipamentos que estão ao serviço da população e ao mesmo tempo contribuem para o desenvolvimento da nossa região, e vamos começar pelo ex-líbris da nossa terra .

(O Homem sonhou este Parque, Deus quis a obra nasceu) são estas palavras que estão inscritas por detrás do busto do Homem que teve este sonho e o idealizou, seu nome, Manuel de Jesus Duarte, Presidente da Junta de Freguesia da Comenda entre 1976 e 1994 eleito pelo Partido Socialista, e cujo busto está erguido no meio do Parque.
O sonho começou a tornar-se realidade a partir do momento em que Manuel Jesus Duarte, mais conhecido cá na terra naquele tempo por Manel Lérias fez o pedido do terreno onde está inserido o Parque, ao proprietário do mesmo, o Dr. Jorge Bastos, dono da herdade Vale do Grou á época, o qual depois de alguma insistência da parte do mentor do projecto lá cedeu o terreno para a criação do espaço, depois com o apoio do presidente da Câmara do Gavião na altura, Jaime Estorninho tambem eleito pelo parttido Socialista, iniciaram-se as obras de implantação do Parque, concluído numa primeira fase em 20-11-1989, como mostra uma inscrição á entrada,entretanto Manuel de Jesus Duarte o grande mentor desta obra, foi acolhido de doença prolongada e viria a falecer em 1994,já não assistindo á inauguração do Parque de Merendas,em 28-05-2000, pelo Ministro do Ambiente da altura, o actual Primeiro Ministro Ego. José Sócrates,inauguração feita depois de uma segunda fase de obras de remodelação do parque iniciadas em 1999, de novo pela Câmara Municipal, já com o actual presidente Prof. Jorge Martins á frente dos destinos do Município de Gavião, eleito pelo Partido Socialista,em 1997 e na Junta de Freguesia de Comenda estava na altura o Sr. Manuel Medeiros Morais também eleito pelo partido Socialista, e que esteve á frente do executivo da Junta até 2005.
Esta segunda fase de obras foi muito importante já que dotou o parque de novas infraestruturas tais como, o restaurante, a piscina para crianças, o fecho da ribeira em betão transformando-a numa piscina natural,o parque infantil, e as mesas em madeira para os piqueniques.
Ao longo destes anos passados tem a Junta de Freguesia de Comenda feito a gestão do Parque e a sua manutenção, o actual executivo da Junta de Freguesia eleito em 2005 pela CDU, lamentavelmente entregou em 2008, a gestão do Parque de Merendas á Câmara Municipal do Gavião com o argumento de que não era viável financeiramente, e depois de este estar completamente abandonado durante um certo período do ano de 2008, o Parque de Merendas,( ex-líbris da Freguesia), pela primeira vez desde a sua criação deixava de ser gerido pela Junta de Freguesia da Comenda.

A Câmara tomou conta do Parque em Maio de 2008, de então para cá tem se verificado obras de conservação e beneficiação das quais se realça o tecto do restaurante, feito com acordo entre a Câmara e os arrendatários que estão a explorar o mesmo, a limpeza das árvores e da ribeira.
Hoje o Parque de Merendas da Ribeira da Venda é o cartão de visitas da nossa terra, onde qualquer pessoa que nos visita pode tomar uma refeição com qualidade e conforto no restaurante do Parque confeccionadas pela Raquel e servidas pelo irmão Pedro Tocha,os actuais arrendatários, ou fazer um piquenique com a família, confeccionando a sua própria comida nos grelhadores públicos existentes, e depois saboreando-a nas diversas mesas espalhadas pelo Parque, isto enquanto a criançada se vai deliciando com a piscina( só para crianças ), e o parque infantil.
O Amigo Manel Lérias está sempre presente neste cartão de visitas e o sonho que ele concretizou um dia, mantêm-se vivo.

Visitem-nos, todos serão bem vindos, e verão que hão-de querer voltar.


7 comentários:

  1. Excelente texto, continua a escrever assim, breve e conciso, pois tal como o azeite, a verdade vem sempre para cima. Uma frase que gosto muito e que felizmente está escrita no monumento erguido em honra do falecido Manuel "Lérias" diz o seguinte, "O Homem sonhou, Deus quiz, a Obra nasceu".
    É pena que alguém lhe tenha feito o funeral antecipadamente, pois ainda era uma "criança".
    Felizmente alguém lhe deu a mão, e hoje está novamente como alguém sonhou.
    A Comenda, minha terra e meu berço é muito mais que caça e pesca,

    Lúcio Rente

    ResponderExcluir
  2. O texto, o texto com o cabeçalho "Parque de Merendas da Ribeira da Venda" tem duas partes distintas e separadas entre si.
    A primeira, o homem e o político, a segunda, a obra.

    Na minha interpretação e análise, na compreensão me é difícil tomar o arbítrio e julgar o complemento e ligação da dualidade entre si.

    A sua partida, a saída dessa terra, um espaço vazio deixou e não foi preenchido e compreendido, o que deve ser um líder, a maneira de estar na política e a palavra "visão" no seu vocabulário.
    Julgo que há muito para aprender com o assunto e o tema...

    O meu apontamento, a intenção tinha uma nota introdutória ao vosso "Parque de Merendas", que o esclarecimento dado pelo texto e a informação saliente e sólida que apresenta, na minha opinião, requer uma pesquisa e busca mais profunda da valorização do oásis, esse lugar agradável, essa zona de lazer...

    No que me toca e consegue atingir, as palavras que deixo aqui escritas e contidas, uma culpa transborda nelas, a culpa, a culpa do que se procura está numa associação desportiva na vila de Gavião e tem um apartado para o correio, que se eu tiver acesso, apenas podes vir a sorrir...

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  3. Um dia gostava de ver aqui publicado, um texto, da autoria de Paula Pio, no jornal "Gavião com voz", que a dita autora escreveu sobre o vosso "Parque de Merendas", na inauguração do referido.
    É uma maravilha e uma obra de arte que não está sendo aproveitada pelo markting...

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  4. é cada vez mais triste lamentar que as pessoas não tenham conhecimento de causa de certo tipo de assuntos e venham para aqui utiliza-los para fazer propaganda eleitoral...
    Vamos lá a ver se conseguem alguma coisa com isso.

    ResponderExcluir
  5. Para responder ao comentário do ou (da) anónimo que eu gostaria que tivesse a coragem de comentar, mas assinasse por baixo o seu nome como fazem os outros, digo que o que é triste é dizer que é propaganda eleitoral um trabalho sério feito á cerca de 6 meses.
    Este blog é livre e tranparente, aceita comentários de cor vermelha e amarela, têem é que dar a cara assinando por baixo, caso contrário serão apagados, isto aqui não é nenhum (livro de visitas).

    ResponderExcluir
  6. Quando não se tem argumentos, lá vem a mesma cassete de sempre com a campanha eleitoral. Fiz aquele comentário no dia 24 de Abril de 2009 assinando por baixo como sempre faço. Campanha eleitoral é responder a um pequeno comentário, a uma opinião pessoal, de forma anónima no dia 23 de Agosto de 2009 (mais de 4 meses depois) e muito mais perto do acto eleitoral. Mais uma vez reafirmo o que disse, gostava era que quem me respondeu por esta via se tivesse identificado.

    Lúcio Rente

    ResponderExcluir