sexta-feira, 5 de junho de 2009

ETAR






Retomamos de novo os equipamentos existentes na freguesia.
Estação de tratamento de águas residuais é assim que se denomina esta sigla de um equipamento hoje indispensável e cada vez mais necessário em todo mundo, devido á poluição causada pelo homem, e aos recursos hídricos serem cada vez menos.
Antigamente quando não existia água canalizada nem esgotos as pessoas faziam fossas em casa para despejar os dejectos e as águas residuais, depois do 25 de Abril o saneamento básico chega praticamente a todo o país, e as fossas vão desaparecendo á medida que se vai fazendo obras nas casas, e hoje já existem poucas na Comenda.
No inicio quando a Câmara Municipal de Gavião fez o saneamento básico na Comenda com a água canalizada e os esgotos, não havia estes equipamentos de tratamento de águas praticamente em nenhum lado, e então a solução era fazer a rede de esgotos a desembocar para cursos de água, para rios, ou até para o Mar, foi o que aconteceu na Comenda com os esgotos a desembocarem a céu aberto no ribeiro denominado pelos antigos, (ribeiro do poço salvar ou ribeiro do lagar) que por sua vez ia desaguar no rio Sôr.
Ao longo dos anos o Mundo sofre cada vez mais grandes transformações a nível climático, cada vez há mais poluição e os recursos naturais e hídricos são cada vez menos, e então antes que fosse tarde de mais o homem teve de recorrer a equipamentos para tratar as águas residuais que vão desaguar aos rios,e para reciclar os lixos e resíduos sólidos e tóxicos que são cada vez mais.
A ETAR de Comenda é mais um equipamento construído pela Câmara Municipal de Gavião na Freguesia da Comenda,a obra foi financiada com fundos comunitários da CEE.
A Câmara adquiriu o terreno junto á fonte do Azinhal, onde está instalada a ETAR,mandou fazer o projecto o qual foi aprovado em 2005, mas a obra não avançou logo devido á contestação de alguns moradores que ali têem casa perto, com medo dos maus cheiros,teve a Câmara de pedir um parecer ao Ministério do Ambiente para a obra avançar,obra essa que viria a começar em 2007, e terminar em 2008 para ser inaugurada em 01-07-2008, pelo Sr. Presidente da Câmara de Gavião o Prof. Jorge Martins.
É mais um equipamento para o desenvolvimento e bem estar da nossa terra e das nossas gentes,graças mais uma vez á Câmara Municipal de Gavião e ao seu presidente Prof. Jorge Martins que muito tem feito pela nossa terra,o nosso bem haja.

2 comentários:

  1. Não esquecer, eu não quero sabotar e é muito inglório tal atitude, mas dizer, as fossas em casa era só muitos poucos que as tinham.

    A situação só muito com o aproximar de Abril é que a população, nas suas casas, quase todas as tinham.

    A maior parte, as fossas eram feitas no quintal e iam mudando de sítio.

    As que não tinham quintal, que para lá do lixo como as outras, os dejectos na lixeira colocavam.

    Lixeiras : Rua Eusébio Moreno ; 25 de Abril ; Rua da Cabine : Travessa do Vale da Feiteira e num caminho que começava ao pé da do Castelo Velho...

    O peixinho que do Rio Sôr, no momento em que escrevo não sei sejá voltou ao dito...

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de ser, não deixa de ser a inauguração da vossa ETAR, na deixa de ser na minha minha modesta opinião, a obra, essa obra nascida a 1-7-2008, a consequência maior na vossa aldeia depois de águas mil, ao lado da emancipação da mulher e ser feminino, que eu não sei se elas, as águas, elas foram de enxurrada ou coadas por um funil.

    Uma coisa eu sei e lembro nelas, das ditas lixeiras, era uma vereda apenas e por ela se passava, no meio de margens de mais de 75cm de altura continuada.

    As lixeiras, as ditas lixeiras, que nos três primeiros de oitenta ainda continuavam, na memória minha ainda me lembro, que uma vez no ano a coisa mudava quando o coveiro, o coveiro o fogo lhes deitava, a ralé e a escória eu não sei para onde se deslocava, as cinzas eu não sei se lá não ficavam a receber o novo processo que se iniciava.

    ResponderExcluir