sábado, 20 de junho de 2009

SOBRE O ARTIGO «TERÁ A GUERRA CIVIL DE ESPANHA (1936-1939) COMEÇADO NA COMENDA ?»




Obrigado ao Luís pelas suas preciosas informações sobre o aeroplano do Dr. Rebelo. Trata-se, com efeito, de um Miles (aparelho de concepção e construção britânicas), provavelmente do modelo M.2F, equipado com um motor De Havilland (DH) Gipsy Major de 130 cv. Desconhecia que fora baptizado com o nome de «Passarola» pelo seu proprietário. Quanto à famosa cruz de Santo André (branca sobre disco de cor escura) que decorava a asa esquerda do Miles em questão, esta é perfeitamente visível na tal foto publicada no livro do padre Heitor Patrão que referi. No que respeita a data de 1893 -dada como sendo a do nascimento de Pequito Rebelo- reportei-me ao «Dicionário de História do Estado Novo» de Fernando Rosas e Brandão de Brito (Bertrand Editora, 20 tomo, página 818). Não descarto, porém, a hipótese de erro por parte dos supracitados. E já agora, uma precisão : não pretendo fazer História nas páginas deste blogue. Não tenho vocação, nem formação académica que me permita tal veleidade. Limito-me a evocar (de maneira simples, despretensiosa e que não ofenda ninguém) factos relacionados com a nossa terra e que, porventura, interessem outros comendenses; e também a falar de coisas (tradições, curiosidades, etc) que tenham a ver com a Comenda e com a sua gente. Isto dito, agradeço encarecidamente a todos aqueles que têm manifestado interesse (de uma ou de outra forma) pela matéria que aqui vou colocando sob a supervisão do Danny, o meritório criador do blogue Castelo Cernado.

Manuel Monteiro da Silva

5 comentários:

  1. Ao amigo Monteiro da Silva, a data que citei, ela tem equivalência na Enciclopédia Verbo da Cultura.

    Outras fontes não posso citar, na biblioteca de Nisa, a funcionária, as fotocópias se esqueceu de tirar, que em duas horas na dita, meu amigo António Miguéns Rigo, que testemunha o acto pesenciou...

    Não descarto também o erro na mesma, que isto de fazer pesquisas tem estes desencontros....

    Que voltarei........

    ResponderExcluir
  2. Apenas citar e assim o devo, que a data que citei, ela, a data, Enciclopédia Verbo da Cultura, ela lá está confirmada também.

    Que lamentando, não podendo mencionar mais fontes de referência, que num conjunto de mais de dez livros, em e na Biblioteca de Nisa, ao fim de mais de duas horas, no fim, a funcionária se esqueceu de tirar as fotocópias, não deixa de ser apenas rir, a EXCELÊNCIA dos serviços por vezes também falha, um trabalho de mais de 80% eu lá deixei, que lamentando outras fontes não podendo mais mencionar, quem sabe, talvez um dia voltar...

    Quanto aos autores mencionados, quero afirmar que por acaso me encontrei com eles, na dita, na excelente biblioteca, não é um erro que mata uma qualidade, e eles, os rapazes, continuam a insistir, na deles.

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  3. Sempre vou dizendo, que o Dr. Pequito Rebelo, quando chegava às suas terras, ao Polvorão, o que ele gostava muito, era de andar a cavalo, pelos caminhos da sua popriedade, que parece que era a unica coisa que lhe dava prazer, que quando chegava...

    ResponderExcluir
  4. Mas ficará sempre um mistério, a personagem sugere um misticiso, várias interpretações, se pode não concordar, que ela ficou na geográfica e na história, que ela ficou lá isso ficou....

    O´LUIS

    ResponderExcluir
  5. É sempre muito difícil fazer pesquisas. ao se procurar, quando se procura elementos e não se encontra dados suficientes para desenvolver o tema que se quer abordar..............

    Foi na sua bela idade de 44 anos, o homem, o ser, José Adriano Pequito Rebelo, o Dr. Pequito Rebelo, serviços seus, a honra e sua vida, a Espanha, às autoridades nacionalistas e forças do General Franco, como voluntário, como voluntário se ofereceu.

    A título pessoal, na minha opinião, na pesquisa que fiz, parece, parece nos documentos que tive acesso, o Dr. Pequito Rebelo, foi o primeiro, dos vários portugueses, naquele tempo, a se dar e a oferecer como voluntário, voluntário pela guerra cívil espanhola, em Burgos, nas primeiras semanas da guerra, pilotando sua "Passarola", ele lá se apresentou.

    A "Passarola", a passarola era uma aeronave de dois lugares.

    O Dr. Pequito Rebelo, ele, sempre vou dizendo, ele não esteve colocado sempre no mesmo sítio e lugar, ele esteve colocado em diversas unidades, regimentos e aeródromos.

    Quero também salientar, nos primeiros meses, da dita, da dita guerra, o Dr. Pequito Rebelo, ele desempenhou, ele desempenhou nos primeiros meses, as missões frequentes, as que ele desempenhava, eram missões de ligação e tranporte, algumas vezes de reconhecimento visual e fotográfico.

    Alguns meses depois, alguns meses mais tarde, o conflito já se alongava, ele foi segundo piloto do 1-G-22, grupo bombardeiro pesado, equipado com JUNKERS JU-52 e realizou várias missões de Guerra.

    no final, parece que no final da campanha, com o posto de capitão honorário de aviação, tinha quase mil horas de vôo, as quais, das mil, quatrocentas foram realizadas em missões de guerra.

    Para finalizar, por aqui nós temos que ficar, não sei as muitas condecorações que ele recebeu, sei, eu sei que custa muito talvez, na minha opinião, uma pessoa desse concelho, a receber e a ir mais longe, ao receber, a ORDEM MILITAR DE TORRE E ESPADA...

    O´LUIS

    ResponderExcluir